domingo, 17 de novembro de 2013

Inspiração

    Sozinho, entre as paredes do lar, vejo na atmosfera a mais profunda tranqüilidade, que um escritor poderia se servir para criar. O ambiente, vazio de ruídos, me conduz à escrivaninha do quarto e põe em minhas mãos papel e lápis. A ponta do grafite toca, insistentemente, à folha, no entanto, nenhuma letra ganha feitio. O mundo externo é por um instante belo, e eu faço força para compreendê-lo em suas sutilezas, sem o êxito desejado. Se o clima do lado de fora é o ideal, o mesmo não posso dizer das condições internas – imersas num agitado turbilhão. Dada a circunstância, nada posso imaginar que valha a pena. Prudentemente, desisto; ou melhor, adio a necessidade, cujo grito ressoa dentro de mim.
    Saio de casa, entro no carro e aceito o convite para conhecer a alegria popular nos seios da natureza. Amigos leitores, a cachoeira que visitei estava linda na fotografia feita pelos meus olhos. Pedras imponentes, vegetação riquíssima em volta, água fresca e muita gente. Quase não havia espaço: que exagero de minha parte! Mas, permitam-me a empolgação. Gosto desses lugares sadios, de paz e fulgor, onde as pessoas se encontram de graça, dividem território pacificamente, desnudam seus corpos sem frescuras e reabilitam corpo e alma.
   Deveria eu repetir outras vezes tamanha experiência. Não há terapia melhor. Basta tirar do coração o preconceito para assistir espetáculos de cores, formas, dialetos e risos. Um encontro da raça, brasileiríssima. Pessoas que fazem churrasco em tijolos, escutam música nas alturas, dançam, contam piadas; em suma, arrumam jeito de transformar a vida nos sábados de sol. E quem disse que é preciso muito dinheiro? Negativo, a festa se faz para os que têm pouco. Uma diversão de pés descalços e roupas sem grife.
    As pessoas mais “seletivas”, talvez, não gostem do clima: porque tem cheiro de povo, coisa que para os gostos “refinados” pode parecer grotesca. E daí, pergunto eu? O que representa tal julgamento? Nada vezes nada. Não sabem elas o que estão perdendo. A natureza é um assombro de perfeição e apresenta a terapia especial, que jamais será encontrada em qualquer consultório médico. Há na cachoeira uma energia mantenedora, alegre, benfazeja... O mineral cristalino lava as impurezas das vestes, as matas sintonizam, em tons de harmonia, a inquietação dos olhos, os ventos passam, desanuviando a mente, e eu penso: “Meu Deus, quantos tesouros no Teu reino”.
   Chego em casa e depois de um tempo... Eis o milagre pessoal: o papel não está mais em branco – é extraordinário o mistério da inspiração, fonte infinita de mercês que ilumina o ser humano, modifica o panorama dos sentimentos e nos faz mergulhar no cosmo através de um olhar apaixonado pela vida e por Quem a criou. O poeta-escritor reviveu quando se fez luz na sua intimidade. Obrigado, Natureza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário