segunda-feira, 22 de junho de 2015

" Se eu tivesse 1 milhão de reais..."

    Era aquela a décima consulta com o psicanalista. Jorge estava agitado. Tinha muitas dívidas. Atento à angústia do paciente, o médico lhe disse: – Não sofra por antecipação. Você trabalha e tem condições de pagar o que deve.
   Ao ouvir a recomendação sensata, ele coçou a cabeça, afrouxou a gravata e, em sintomática crise de ansiedade, revelou o grande sonho de sua vida: – Sabe, doutor, se eu tivesse, neste momento, 1 milhão de reais, nunca mais teria problemas. 
    Dr. Rafael refletiu sobre a declaração e, fraternalmente, trouxe à baila casos elucidativos:
– Meu caro, se você quiser, posso lhe apresentar uma lista de, pelo menos, 20 pacientes meus que possuem fortunas muito superiores à citada. São pessoas que podem frequentar os melhores restaurantes do mundo, contudo não têm mais a alegria de saborear um prato.

  – Gente que tem condições de comprar roupas de grifes internacionais, todavia não possuem, há tempos, o prazer de se vestir.

– Empresários que vivem em mansões, porém não conseguem construir um lar.

– Magnatas que viajam o mundo, mas perderam a capacidade de observar a vida.

– Seres humanos que têm filhos, entretanto já não sabem o valor de um abraço. 

      O homem calou-se por dentro. A narrativa terapêutica silenciou os ruídos íntimos que o desesperavam. Ele, sem palavras, agradeceu com o olhar e refez os próprios sonhos no desenrolar de 1 segundo – isto mesmo: 1 segundo de reflexão deu-lhe o discernimento que todo o dinheiro conquistado já mais foi capaz de lhe dar. 
    Jorge foi para casa, vestiu a roupa mais simples de seu armário; viu-se bonito à frente do espelho; sentou-se à mesa; saboreou como nunca o tempero da mulher; sentiu no peito a felicidade de ter uma família; abraçou, demoradamente, os filhos, dizendo: “eu amo vocês” e, na companhia de todos, foi passear na praça a fim de contemplar o céu estrelado e, na paisagem celeste, encontrar, em si mesmo, o Criador na obra da criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário